27/08/2008

Rapazes, que grande responsabilidade é ser homem

Hoje em dia há muita pressão em cima dos rapazes adolescentes e jovens crentes. A pressão é para que ajam moral e sexualmente como agem os demais que não andam nos caminhos do Senhor e nem O temem. Infelizmente, muitos rapazes que conhecem os princípios de Deus, estão se deixando levar pelos “princípios” mutantes e sempre perniciosos do mundo, nesta área.
Rapazes que lêem estas linhas, saibam que a responsabilidade é grande, mas a felicidade também poderá ser, se vocês não seguirem a multidão para fazer o que é mal. O Senhor mesmo disse e ordenou ao Seu povo: “Não seguirás a multidão para fazeres mal” (Ex. 23.2). Se vocês souberem se conduzir, a bênção do Senhor estará sobre as suas vidas, e vocês serão felizes no relacionamento sadio, duradouro e crescente com uma moça. Se vocês seguirem estes passos, verão a diferença na própria vida. A partir de então, procurarei me dirigir mais a você, rapaz que conhece ao Senhor:

1. Rapaz, Ore!
Leve este assunto sério diante de Deus: “com quem irei namorar? Com quem irei me casar? Ore: “dá-me a felicidade de encontrar alguém que Te ame e sirva, Senhor!”
Quantas coisas boas na vida o povo de Deus já perdeu, porque não consultou o Senhor e nem esperou confiantemente pelo Altíssimo? Na vida cristã é a mesma coisa. Quem se precipita também na área do namoro e não ora, poderá sofrer com as escolhas precipitadas. Uma companheira amiga e temente ao Senhor é uma bênção. Alguém que não tema ao Senhor? Que risco! Isso porque, quem ama e teme ao Senhor, já estará mais consciente nos campos da humildade, da vaidade perigosa, do egoísmo e do egocentrismo... Saberá que a humildade é terreno fértil para as virtudes que Deus deseja ver frutificando em uma vida, cuidando em arrancar logo que apareçam estas outras ervas daninhas no terreno do relacionamento. Estas “outras ervas daninhas” são capazes de sufocar a semente de uma bela história de amor, portanto, ore: “Senhor, não quero namorar só por namorar, ou para dizer que tenho namorada! Quero namorar com alguém que Lhe seja especial, pois só assim, esta moça também será para mim, especial! Josh MacDowell diz algo muito importante em um de seus livros: “Quando estiver procurando alguém para viver, não procure encontrar uma pessoa com a qual você viva. Procure encontrar aquela pessoa sem a qual você não conseguirá viver!” É muito importante e sério, isto! E alguém assim, não se encontra ‘da noite para o dia’, ou em qualquer lugar e a qualquer hora. Tem que ser buscada primeiramente através da oração. E na sua oração, rogue ao Pai também por sabedoria, discernimento, boa e produtiva maturidade para um relacionamento a dois, com o bênção do Terceiro que UNE e faz a coisa dar certo: Deus (Ec 4.12). Já reparou que oração cabe direitinho no namoro? Então, ORE e depois, namORE!

2. Não repita e imite! –Hoje em dia, com tanto liberalismo, não repita o que vê na TV ou nos filmes. Veja se estes que fazem TV e filmes, e namoram ou convivem igualzinho aos que praticam e sugerem nas novelas e filmes, na vida real estão verdadeiramente felizes e bem casados, unidos em amor, respeito, alta consideração e amizade. E veja também quanto tempo estes permanecem casados, ou namorando a mesma pessoa! Observe isto. Se o sistema que procuram passar fosse o certo, eles seriam os mais felizes e fiéis seres humanos na hora do relacionamento a dois, isso porque, não há nada que mais motive e dê ânimo e forças para lutar e continuar lutando, do que a companhia de uma querida companheira dada por Deus! Mas a grande verdade é que estes que amam e seguem o sistema do mundo não são felizes e realizados. São é usados e débeis neste campo. E estão perdendo algo muito bonito para uma pessoa: a dignidade. E quando se perde a dignidade, não se satisfaz e nem se realiza nesta área, jamais. Cuide da sua dignidade. E para isso, não os imite. Não imite a multidão tresloucada e já sem senso e sentido de vida a dois, faz tempo. Não engrosse a lista dos frustrados. Imite sim, aqueles casais que deram certo! Rapaz, imite a atitude de homens de Deus que não se deixaram conduzir inconvenientemente. Estes existem e estão por perto, como referenciais. Por favor, e por graça de Deus, seja mais um! Os casamentos desses homens estão de pé e saudáveis, e suas famílias são queridas, porque estão sendo mantidas pela Palavra de Deus. Olhe dentro da sua igreja e verá homens que amam suas esposas, queridas e fiéis companheiras. Se são felizes – e o são – é porque desde cedo decidiram estes homens, que foram tão rapazes e vulneráveis como você é hoje, não se contaminar (veja, Dn. 1.8). Preferiram se conduzir pelo que Deus dizia que era e é certo! É a voz de Deus que você deve ouvir, e não a voz do povo!

3. Não brinque com sentimentos – Não faça o que muitos rapazes gostam de fazer: “colecionar sucessos” entre as moças. Tem gente se especializando em falsa atenção e falsas esperanças, fingindo ser bondosos, atenciosos e carinhosos para com as moças, com a nítida intenção de enganá-las. Moralmente é horrível, e é pecado! Enganar, mentir, brincar com sentimentos que poderão levar muito tempo para cicatrizar a ferida emocional aberta, é pecado. Só namore se puder ser sincero. Mentiroso ou “brincalhão com sentimentos”, não, até porque namoro é coisa séria. E de que adianta ser chamado de “esperto” pelos colegas, e louco, por Deus? Quem avalia melhor? E quem sabe os resultados e conseqüências? Com certeza não são os seus colegas ou o mundo, mas Deus! A Bíblia diz: “como O LOUCO que lança fogo [que brinca com fogo, também], flechas e morte, assim é o homem QUE ENGANA seu próximo e diz: fiz isso POR BRINCADEIRA! (Pv. 26.18,19).
Quem brinca com os sentimentos dos outros, um dia poderá ser traído. Poderá se dar muito mal. E como não se preparou direito para o namoro, pela única via certa que é a Palavra de Deus, sofrerá na pele as próprias inconseqüências de uma vida inconseqüente e reprovável. Conheço muitas histórias de rapazes, famosos por seus galanteios e conquistas, que hoje não são felizes, e também não estão bem casados. Alguns destes já estão totalmente arrebentados por dentro, falindo também no segundo ou terceiro relacionamento. Isso porque não aprenderam pelo método certo e não seguiram pela trilha segura da oração, dos princípios e valores de Deus e da esperança de ser feliz à dois. Não são felizes e estão sozinhos, enfrentando dura solidão, mesmo mudando de companhia com tamanha regularidade. Isso não é vida.

Encerrando, diria mais:

Procure ajuda! Procure um conselheiro, pessoa de Deus, para tirar suas dúvidas e com quem você possa abrir o seu coração.
não minta e nem se iluda. Não chame o errado de certo. Leia e decore para a vida e prática o que diz Is. 5.20;
Não se conduza inconvenientemente. Isso não é amor! O capítulo magno sobre o amor reprova tal forma de condução – 1 Co. 13.4
Não inicie você, rapaz, o pecado do “ficar” – 1 Ts. 4.1-8.
Não pense que as filhas do Inimigo são para você. Não namore com filhas das trevas. Deus tem cuidado por Seu povo e não quer ver misturas, como as que ocorreram em Israel, para sua ruína e queda. Os exemplos são muitos. Por questão de espaço mencionaria dois: a praga que veio por causa das moabitas (Nm. 25.1-9) e a história de Sansão (Jz 13-16)

Repito e enfatizo: Não é fácil ser homem; homem de Deus; rapaz temente ao Senhor, nos dias atuais. Não é fácil. Mas é possível, por graça e ajuda de Deus. Persevere nesses princípios e valores. Ele, com certeza o honrará ( 1 Sm. 2.30) e perseverará com você.

Com o meu respeito e amizade